segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

MICHAEL FARADAY


Faraday teve importância na química como descobridor de dois cloretos de carbono, investigador de ligas de aço e produtor de vários tipos novos de vidros. Um desses vidros tornou-se historicamente importante por ser a substância em que Faraday identificou a rotação do plano de polarização da luz quando era colocado num campo magnético e também por ser a primeira substância a ser repelida pelos pólos de um ímã. Particularmente, ele acreditava nas linhas de campo eléctrico e magnético como entidades físicas reais e não abstracções matemáticas. Porém, suas descobertas no campo da electricidade ofuscaram quase que por completo sua carreira química. Entre elas a mais importante é a indução electromagnética, em 1831.

Em 1857, o professor Tyndall lhe oferece a presidência da Royal Society, mas Michael recusa: “quero ser simplesmente Michael Faraday até o fim”. Ele queria continuar com suas experiências, se fosse presidente não teria tempo para isso.
Faraday morreu na sua casa no Hampton Court em 25 de Agosto de 1867, aos 75 anos, e devido a sua simplicidade, não foi enterrado na Abadia de Westininster, mas no Cemitério de Highgate.
Os seis princípios de Faraday

* Sempre levar consigo um pequeno bloco com o fim de tomar notas a qualquer momento.

* Manter abundante correspondência.
* Ter colaboradores com o fim de trocar idéias.
* Evitar as controvérsias.
* Verificar tudo o que lhe diziam.
* Não generalizar precipitadamente, falar e escrever da forma mais precisa possível
Curiosidades

Um evento ocorrido com Faraday é usado até hoje como forma de satirizar aqueles que não conseguem encontrar relevância em trabalhos de pesquisa básica, como os realizados por Faraday. Certa vez Faraday recebeu uma visita da rainha da Inglaterra em seu laboratório. Quando a rainha lá chegou, Faraday logo se pôs a mostrar-lhe todas as suas invenções e descobertas. Ao terminar a demonstração a rainha perguntou:
- Mas para que servem todas essas coisas?
Ao que o sábio físico respondeu:
- E para que serve um bebê?

Nenhum comentário:

Postar um comentário