sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

GALILEU



Em 1581, com apenas 17 anos de idade, Galileu começou a estudar Medicina na Universidade de Pisa. Seu interesse pela Medicina nunca evoluiu. Porém era grande seu interesse pela Física e matemática. Finalmente, em 1585, Galileu abandonou a Medicina. Foi o criador do método experimental e da dinâmica. Fez estudos importantíssimos sobre o movimento dos graves e descobriu a lei do isocronismo do pêndulo . Ensinou matemática em Pisa e em Pádua e frequentou a corte de Cosimo II de Médicis , como "filósofo" . Construiu o primeiro óculo e com isso efectuou extraordinárias descobertas de astronomia , enter as quais os satélites de Júpiter ( planetas Médicis ) , as fases de Vénus , os mares da Lua , as manchas do Sol. Defendeu as teorias de Copérnico , pelo que incorreu na perseguição do Santo Ofício , defensor do sistema ptolomaico . Teve um primeiro processo e foi proibido de continuar a defender o sistema copernicano . Mas não obedeceu e assim teve novo processo.

Embora muito doente , foi obrigado a deslocar-se a Roma e condenado ao cárcere . A pena foi depois comutada em residência fixa , em Arcetri perto de Florença . Continuou a trabalhar apesar de ter ficado cego , assistido por muitos alunos entre os quais Evangelista Torricelli .
Por volta de 1600, surgiram os primeiros telescópios, na Holanda, e logo se espalharam por toda a Europa. Galileu construiu seu próprio telescópio sem nunca ter visto um.
Galileu observou as irregularidades na superfície da lua ao apontar seu telescópio para o céu...

Não havia, ainda, nenhuma prova conclusiva do acerto do sistema heliocêntrico proposto por Copérnico. Mas ja ficava difícil admitir que a Terra era o centro do Universo, se havia corpos girando ao redor de Júpiter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário