sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

BERZELIUS

Jons Jakob Berzelius nasceu em 1779, em Linkoping, na Suécia. Ele era formado em Medicina, mas se destacou com trabalhos no ramo da Química. Ele desenvolveu trabalhos sobre a classificação dos minerais segundo a respectiva composição química e sobre eletrólitos, que foram fundamentais para o desenvolvimento da teoria eletroquímica (foi ele quem desenvolveu a idéia de íons e compostos iônicos).

Berzelius determinou a composição elementar exata de diversos compostos, assim como a massa de 43 elementos (com valores bem próximos dos atualmente aceitos). O tradicional sistema de símbolos dos elementos químicos, foi introduzido por ele, passando a nomear os elementos por radicais latinos.
Berzelius isolou diversos elementos, tais como: cálcio, bário, silício e zircônio e descobriu o selênio e o tório. Além de desenvolver trabalhos em catálise, em aprimoramento de técnicas de laboratório entre outros feitos.
Finalmente em 1870 o químico Dmitri Ivanovich Mendeleev (1834-1907) propôs sua famosa tabela periódica dos elementos, demonstrando que suas propriedades químicas são uma função periódica dos pesos atómicos. Estava concluído o edifício intelectual cujas fundações tinham sido lançadas mais de meio século antes por Jöns Jacob Berzelius. O seu imenso legado faz dele, faz dele, a par de John Dalton, Antoine Lavoisier e Robert Boyle, um dos fundadores da moderna Química.
Na idade avançada tornou-se conservador e autocrático, falecendo em 1848.

Nenhum comentário:

Postar um comentário